quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os jogos Educativos

Os jogos, para além de terem um caráter lúdico, podem também assumir um papel educativo, pois permitem estimular e facilitar a aprendizagem.
Os jogos educativos tendem a estimular o impulso para aprender através de esquemas mentais e desafios que estimulam o pensamento e a orientação espacial e temporal.
Os jogos educativos possibilitam não só o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva favorecendo o desenvolvimento de habilidades como a coordenação, a destreza, e a concentração, mas também permitem o desenvolvimento afetivo-social.
O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como um recurso didático para as práticas pedagógicas nas diversas atividades curriculares de forma a ajudar na construção do conhecimento.
Para poder trabalhar com os jogos educativos, o professor deverá primeiro saber os conteúdos que quer trabalhar com as crianças. De acordo com os conteúdos deverá escolher um jogo que se adapte a esses. Após a escolha do jogo, o professor deverá explora-lo de forma a conhecê-lo inteiramente.
De acordo com o autor Fernando Albuquerque Costa, o software educativo deve ser avaliado, envolvendo os próprios professores e educadores, de forma a  refletir sobre o potencial pedagógico de determinados software e aplicações disponíveis online. Este autor faz ainda algumas recomendações que podem servir de componentes estruturantes para um trabalho de análise e reflexão, tais como: avaliação do software educativo, a formação dos professores para o uso das TIC, a produção deste género de recursos, e a investigação sobre a sua utilização.
A autora Ana Amélia Amorim Carvalho refere que para que possa ocorrer uma aprendizagem a partir de um software educativo é necessário haver uma familiaridade do utilizador com o sistema informático e com o próprio conteúdo, é igualmente importante a qualidade do sistema, e é essencial o desejo que o próprio sujeito tem em aprender.
Há muitos jogos que podem até ser designados como educativos, mas que não estão aptos para essa finalidade. Por exemplo um jogo que permita que a criança erre e não identifique o erro, não o devemos considerar educativo, apenas de entretenimento.

No nosso caso, a escolha recaiu num jogo que permite desenvolver o pensamento lógico, o reconhecimento do número na forma escrita e o desenvolvimento da imaginação da criança. Este jogo é destinado a crianças entre os 5 e os 7 anos de idade.


Jogo Educativo escolhido


Referência Bibliográficas:
Wikipedia
Avaliação de Software Educativo
Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia

4 comentários:

  1. Caras alunas,
    a vossa reflexão está bem construída mas não reflete as sugestões dos textos em bibliografia e nem sobre o feedback, assunto referido na aula.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Caras alunas,
    não encontrei o vosso vídeo sobre segurança na Internet. Que se passa? Alguma dificuldade?
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  3. Cara professora,
    pedimos desculpa pelo atraso do post do vídeo sobre a segurança na Internet, mas já está disponível no nosso blog.

    ResponderEliminar
  4. Cara Professora,
    Já fizemos as alterações referentes ao seu comentário sobre este post.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar