tag:blogger.com,1999:blog-83415479994583451132024-03-13T11:26:11.386-07:00LPTIC 1112Este blog tem como objetivo a partilha de trabalhos realizados na unidade curricular de Língua Portuguesa e TICCristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-70400416409298347442012-01-11T08:48:00.000-08:002012-01-11T08:48:09.184-08:00PhotoStory<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">O photostory é um programa que permite criar filmes usando fotos / imagens / desenhos. Pode adicionar-se efeitos especiais nas imagens, fazer uma narrativa com a própria voz, e criar legendas.</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br />
</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">O nosso filme é sobre a história do Patinho Feio:</span><br />
<br />
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/RlNAvzop_Y8?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-72780500640532361162012-01-11T08:02:00.000-08:002012-01-11T08:03:13.334-08:00Atividade TV<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;">Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Língua Portuguesa e TIC</span><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: "Times New Roman";"> que consistiu na escolha de um programa televisivo infantil que possa ser utilizado em contexto escolar assumindo uma função educativa.</span></span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: ZH-TW;">A nossa escolha recaiu sobre o programa “<i style="mso-bidi-font-style: normal;">Sid Ciência</i>”. Esta série é composta por 42 episódios, cada um com 25 minutos de duração, e estão divididos por temas: mudanças e transformações, ferramentas e medidas,</span><span style="background: white; font-size: 12pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: HE; mso-fareast-font-family: PMingLiU; mso-fareast-language: ZH-TW;"> sentidos</span><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: HE; mso-fareast-font-family: PMingLiU; mso-fareast-language: ZH-TW;">, s<span style="background: white;">aúde</span>, <span style="background: white;">máquinas simples</span>, <span style="background: white;">ciência de quintal</span>, <span style="background: white;">o corpo,</span> e <span style="background: white;">o tempo</span></span><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: ZH-TW;">. É transmitida de segunda a sexta-feira às 07h30 e novamente às 18h30, e aos fins de semana das 16h30 às 17h30 através do canal televisivo Panda e é uma série infantil vocacionada para crianças em idade pré-escolar. <a href="http://www.box.com/s/ifzz4j1l874z1favdmli" target="_blank">ler mais...</a></span></span><br />
<br />
<iframe width="500" height="284" src="http://www.youtube.com/embed/lUQfwTfYJgw?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-71310824291613217072012-01-10T15:42:00.000-08:002012-01-11T08:59:32.789-08:00Reflexão Individual<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Para terminar esta unidade curricular, foi-nos pedido a elaboração de uma reflexão individual, onde incluissemos os seguintes tópicos:</span><br />
<br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">- Expetativas em relação à disciplina;</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">- Contributos da disciplinapara a formação pessoal, académica e proficional;</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">- Aprendizagens significativas;</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">- Aspetos globalmente menos conseguidos;</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">- Sugestões de aprofundamento temático.</span><br />
<br />
<a href="http://www.box.com/s/h4q4r10114uxkx7l6j1c" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Reflexão Individual - Ângela Ladeira</span></a><br />
<a href="http://www.box.com/s/u7x6o3nrmp85eqev6tkm" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Reflexão Individual - Cristina Oliveira</span></a>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-37807413145389668902011-12-19T14:34:00.000-08:002012-01-06T06:54:08.836-08:00JClic<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">O JClic é um programa que nos permite realizar projetos interativos que são formados por diferentes tipos de atividades educativas, tais como as palavras cruzadas, quebra-cabeças, sopa de letras, associações, entre outras.<br />
O nosso projeto é direcionada para o 3º ano (1º Ciclo) e o nosso tema é "Nomes coletivos".<br />
Estes jogos permitem aprender com maior facilidade e de uma forma lúdica os vários tipos de nomes coletivos.<br />
<br />
<a href="http://www.box.com/s/q9dlxrxtd7qrr17h6a1l" target="_blank">Jogo - Nomes Coletivos</a></div>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-57167284507663397952011-12-05T15:23:00.000-08:002012-01-11T07:44:34.425-08:00Integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">A primeira atividade pedida pela professora de Língua Portuguesa, tinha como base a leitura de alguns textos e posteriormente responder à questão:</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial;">"Integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?"</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><br />
<span style="font-family: Arial;">Contudo, para responder a essa questão, era necessário elaborar um texto argumentativo:</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><a href="http://www.box.com/s/40gp9ohagektii6x6hnk" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Atividade 1 - Ângela Ladeira</span></a></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><a href="http://www.box.com/s/94yg03ndngy8mx9ks8r2" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Atividade 1 - Cristina Oliveira</span></a></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Referências bibliográficas:</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><a href="http://www.box.com/s/f8tpkrcejdustrk08ecn" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Artigo Dias de Figueiredo</span></a></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><a href="http://www.box.com/s/qg1o3i4qjtn3emi4cotc" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Artigo Patrícia Fidalgo</span></a></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><a href="http://www.box.com/s/1v1zkfm11pyhr9rpkgei" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Artigo João Paz</span></a></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><a href="http://www.box.com/s/49k14hglunvq99t64dr6" target="_blank"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Artigo Fernanda Botelho</span></a></div>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-33883410812916037152011-11-29T15:45:00.000-08:002011-11-29T16:05:39.436-08:00Segurança na internetNos dias de hoje, a internet é uma tecnologia muito utilizada por todo o mundo. Mas muitas pessoas esquecem-se de alguns perigos que correm, tais como:<br />
- Intrusão (vírus)<br />
- Publicação de dados<br />
- Especificação do contacto na internet<br />
- Publicidades enganosas<br />
<br />
Nós optámos por realizar um vídeo, a pedido da professora de LPTIC, sobre a segurança na internet, mais especificamente sobre a intrusão, como é importante ter um antivírus e atualizá-lo.<br />
<br />
<a href="http://www.xtranormal.com/watch/12630370/playgoz-movie" target="_blank">Vídeo - Segurança na internet</a>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-50064913049885103842011-10-26T16:34:00.000-07:002012-01-11T07:24:26.710-08:00Os jogos Educativos<div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Os jogos, para além de terem um caráter lúdico, podem também assumir um papel educativo, pois permitem estimular e facilitar a aprendizagem.</span></div><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Os jogos educativos tendem a estimular o impulso para aprender através de esquemas mentais e desafios que estimulam o pensamento e a orientação espacial e temporal.</span></div><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Os jogos educativos possibilitam não só o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva favorecendo o desenvolvimento de habilidades como a coordenação, a destreza, e a concentração, mas também permitem o desenvolvimento afetivo-social.</span></div><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como um recurso didático para as práticas pedagógicas nas diversas atividades curriculares de forma a ajudar na construção do conhecimento. </span></div><div style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><div style="line-height: 150%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Para poder trabalhar com os jogos educativos, o professor deverá primeiro saber os conteúdos que quer trabalhar com as crianças. De acordo com os conteúdos deverá escolher um jogo que se adapte a esses. Após a escolha do jogo, o professor deverá explora-lo de forma a conhecê-lo inteiramente. </span></div><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span class="Apple-style-span" style="line-height: 150%;">De acordo com o autor Fernando Albuquerque Costa, o software educativo deve ser avaliado, envolvendo os próprios professores e educadores, de forma a refletir sobre o potencial pedagógico de determinados </span><span class="Apple-style-span" style="line-height: 24px;">software</span><span class="Apple-style-span" style="line-height: 150%;"> e aplicações disponíveis online. Este autor faz ainda algumas recomendações que podem servir de componentes </span><span class="Apple-style-span" style="line-height: 24px;">estruturantes para um trabalho de análise e reflexão, tais como: avaliação do software educativo, a formação dos professores para o uso das TIC, a produção deste género de recursos, e a investigação sobre a sua utilização.</span></span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span class="Apple-style-span" style="line-height: 24px;">A autora Ana Amélia Amorim Carvalho refere que </span>para que possa ocorrer uma aprendizagem a partir de um software educativo é necessário haver uma familiaridade do utilizador com o sistema informático e com o próprio conteúdo, é igualmente importante a qualidade do sistema, e é essencial o desejo que o próprio sujeito tem em aprender.</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Há muitos jogos que podem até ser designados como educativos, mas que não estão aptos para essa finalidade. Por exemplo um jogo que permita que a criança erre e não identifique o erro, não o devemos considerar educativo, apenas de entretenimento.</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br />
</span></div><div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">No nosso caso, a escolha recaiu num jogo que permite desenvolver o pensamento lógico, o reconhecimento do número na forma escrita e o desenvolvimento da imaginação da criança. Este jogo é destinado a crianças entre os 5 e os 7 anos de idade.</span></div><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br />
</span><br />
<a href="http://www.poissonrouge.com/dottodot/"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Jogo Educativo escolhido</span></a><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br />
</span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Referência Bibliográficas:</span><br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Wikipedia</span></a><br />
<a href="http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1186584598_Cadernos_SACAUSEF_46_53.pdf"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Avaliação de Software Educativo</span></a><br />
<a href="http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1186584666_Cadernos_SACAUSEF_70_83.pdf"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia</span></a>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8341547999458345113.post-57779352111876046592011-10-12T03:36:00.000-07:002012-01-11T07:21:56.910-08:00O que é um Blogue?<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 115%;"></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span style="line-height: 115%;">Um blogue é um site, que funciona como um diário da Web, que geralmente é organizado do mais recente para o mais antigo e que normalmente tem ligações para outras páginas. Grande parte dos blogues são textuais mas também podem conter fotografias, vídeos ou músicas.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Um blogue é um site que permite ao utilizador ou utilizadores, através de artigos ou posts,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>expressarem-se livremente sobre determinado assunto e ao mesmo tempo obterem comentários de outros utilizadores.</span></span><br />
<br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Referências Bibliográficas:</span><br />
<a href="http://ajuda.sapo.pt/servicos.html?servico_id=5134"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Ajuda Sapo</span></a><br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Wikipedia</span></a><br />
<a href="http://blogs.prof2000.pt/blogseduc/index.php?p=11"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Blog Prof2000</span></a><br />
<a href="http://www.infopedia.pt/diciope.jsp?Entrada=blogue&dicio=0&op=DefExpoente"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Infopedia</span></a><br />
<a href="http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Blogue: Uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino</span></a></div>Cristina e Ângelahttp://www.blogger.com/profile/03379808870282243997noreply@blogger.com3